Psicóloga Ingrid Comassetto - Especialista em ACP e Psicologia Hospitalar - CRP-PI 21/01345

Abordagem centrada na Pessoa:

A mudança começa com a aceitação. Existe uma das frases célebres de Rogers que descreve muito bem o conceito por trás da terapia centrada na pessoa. Ela diz “não podemos mudar, não nos podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos”.

A ACP - Abordagem Centrada na Pessoa, foi criada por Carl Rogers que criou um modelo diferente de atendimento psicoterapêutico. O seu objetivo era estimular uma relação transparente entre profissional e cliente, colocá-lo como o ponto central de sua própria história.

Deste modo, a própria pessoa seria capaz de encontrar soluções para os seus incômodos emocionais. Sua filosofia se fundamenta na primazia da autoconfiança.

A tendência atualizante:

A abordagem de Carl Rogers segue, ainda, o conceito que de todas as pessoas buscam o crescimento e a atualização de si mesmas.

Para ele, seres humanos necessitam de aceitação, e quando lhes é dada movem-se em direção a auto-realização. Essa inclinação natural ao desenvolvimento pessoal tem como intenção compreender as vivências e o impacto delas na construção de sua personalidade, crenças e comportamentos.

Três pilares da Abordagem Centrada na Pessoa:

As três condições básicas, ou os três pilares da abordagem, consistem em elementos essenciais para o sucesso da busca por autoconhecimento e redescobrimento. São elas: aceitação, empatia e a consideração positiva. Se tais constituem as condições necessárias e suficientes para o crescimento humano, então elas devem da mesma forma estar presentes nas relações de ensino, amizade e da vida familiar.

Como dizia Rogers, "descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me...". É a partir dessa compreensão que a nossa relação de terapeuta e cliente vai acontecer.

Quer saber um pouco mais sobre a ACP? Os livros "Tornar-se pessoa" e "Em busca de si mesmo" são bases para a compressão da abordagem. Independentemente de ser um psicólogo ou estudante de psicologia, são livros que agradam e ajudam qualquer tipo de leitor.